quinta-feira, 18 de setembro de 2014

SUNSET FITNESS - ARMAÇÃO de PÊRA

Agradeço, desde já, o convite que me foi feito pela Câmara de Silves / Junta de Freguesia de Armação de Pêra para com eles colaborar. Numa iniciativa que é de louvar,  proporcionou a todos os que quiseram participar, uns finais de sábado de verão animados  onde não faltou a boa disposição e a sã camaradagem. 



E assim tiveram lugar no sábado dia 16 de Agosto, duas aulas bombásticas. Primeiro uma sessão de iniciação ao CrossFit e a seguir uma aula de Superlocalizada, ambas com uma elevada participação.











































































































 





E assim se passou mais um final de tarde espectacular com muito ritmo, alguma actividade física e a promessa de para o ano cá voltar para ajudar a malta a queimar algumas calorias, nem que seja só durante as férias. 




                                                                          Saudações Desportivas
                                                                                   António Brilhante

sábado, 13 de setembro de 2014

Nutricão e Suplementação - PROTEÍNAS

Compostas de carbono, hidrogénio, oxigénio, nitrogénio e enxofre, podendo ainda conter fósforo, ferro ou iodo, as Proteínas são formadas por aminoácidos reunidos em grupos de peptídeos e polipeptídeos de que resultam moléculas complexas de elevado peso e densidade. As Proteínas são as biomoléculas  maiores, mais importantes e as que existem em maior quantidade nas células, sendo que cada variedade possui morfologia  e função biológica própria. Nenhum alimento natural
contém proteínas puras. Com a excepção das gorduras e dos açúcares, tudo o que consumimos contém  proteínas diversas que, no conjunto dos seus aminoácidos, constituem os blocos proteícos de cada alimento com valor biológico específico sendo maior no leite e ovo, seguindo-se a carne e peixe e por fim as proteínas vegetais. A Proteína é igualmente responsável pelas funções celulares mais importantes e é nelas que se encontra a maior parte da informação genética. São elementos básicos da vida e existem tanto nos vegetais como nos animais onde correspondem a cerca de 70% da pele, 80% dos músculos e 90% do sangue seco. Devido à sua enorme densidade são extremamente pesadas e com base na sua composição as proteínas podem ser classificadas em simples ou conjugadas. São diversas as funções que as proteínas exercem a nível celular e por isso podem ser divididas em dois grandes grupos: Dinâmicas - são responsáveis pelo transporte, defesa, catálise de reacções e controle do metabolismo. Estruturais - ricas em colagéneo e elastina, promovem a sustentação estrutural das células e tecidos. 
Todas as proteínas são formadas a partir da ligação sequencial de 20 aminoácidos, no entanto existem alguns tipos que possuem mais alguns aminoácidos especiais.
Os alimentos mais ricos em proteína são os de origem animal por serem mais completos como o leite, ovos, queijo, carne e peixe mas a proteína vegetal é igualmente importante pelo que devemos consumir leguminosas como o feijão, grão, ervilhas, favas, lentilhas e cereais. Ao contrário da proteína animal, os alimentos de origem vegetal necessitam de estar combinados para que a união dos diversos aminoácidos forme proteína de boa qualidade. O consumo de proteína é ainda mais importante após a actividade física de forma a evitar lesões, ajudar os músculos numa melhor e mais rápida recuperação e aumentar a formação do tecido muscular.
Como complemento da alimentação a proteína em pó garante a saciedade por mais tempo e ajuda no processo de perda de peso. São várias as proteínas em pó que existem no mercado e das quais se destacam: carne bovina, soja, glúten, arroz, soro leite (whey), ovo (albumina) e massa leite (caseínato de cálcio). As proteínas em pó podem ser divididas em 3 grupos a saber: Soro de leite - proteína de absorção rápida (1 hora). Deve ser tomada durante a primeira meia-hora após o treino para ajudar na recuperação de micro lesões provocadas pelo treino. Podem ser concentradas, isoladas ou micronizadas. Albumina - proteína de absorção média (2 a 3 horas). Pode ser tomada 1 hora antes do treino juntamente com hidratos de carbono ou como complemento de uma refeição pobre em proteína. Caseína e Soja - proteína de absorção lenta (6 a 8 horas). Deve ser tomada ao deitar ou como substituto do jantar na fase de perda de gordura.
Não nos podemos esquecer que 30g / toma, é o máximo que o nosso organismo consegue absorver. A grande vantagem da proteína em pó consiste na capacidade de absorção por parte do organismo. 

                                                                        Saudações Desportivas
                                                                                                                        António Brilhante