A dor no nervo ciático, também chamada de dor ciática ou Ciatalgia, é uma dor de origem neuropática que ocorre quando o nervo ciático se encontra inflamado. O quadro clínico da Ciatalgia é uma dor lombar com irradiação para uma das pernas, com maior incidência na perna direita, podendo provocar perda de sensibilidade e fraqueza no membro inferior afectado.
O nervo Ciático, também chamado de nervo Isquiático, é o maior e mais espesso de todos os nervos do corpo humano e surge da junção de várias raízes nervosas que existem no final da coluna, mais concretamente entre a 4ª vértebra lombar e a 3ª do osso sacro. Ao longo do seu trajecto que passa pela parte posterior das coxas, pernas e pés, vários ramos são lançados de forma a inervar todas as estruturas dos membros inferiores como músculos, articulações e pele. A inflamação deste nervo pode provocar sintomas de dores intensas, que podem ir desde os glúteos até aos pés. Estes sintomas podem estar relacionados com a inflamação ou compressão do nervo ciático e podem manifestarem-se das seguintes formas:
- Dor forte, que pode ser localizada numa determinada região, ou irradiar a partir da origem ao longo do membro inferior.
- Sensação de pontadas ou espasmos musculares semelhantes a choques eléctricos.
- Dormência, formigueiro ou fraqueza no membro inferior afectado.
- Dificuldade em andar, permanecer de pé ou sentado, por longos períodos de tempo.
Na maior parte das vezes, estes sintomas podem ser causados por alterações na coluna como Hérnia de Disco, Espondilolistese ou Artrose da coluna.
O tratamento para a inflamação ou compressão do nervo ciático envolve a toma de medicamentos Analgésicos e Anti-inflamatórios, Fisioterapia, Exercícios de Alongamentos, Técnicas de Reeducação Postural Global, Acupuntura, Pilates e Fortelacimento muscular, abdominal e lombar, generalizado.
Exercícios de Hidroterapia com água quente são excelentes porque relaxam o músculo e aliviam a tensão sobre o mesmo.
Como causas do aparecimento da Ciatalgia podemos destacar: Hérnia de Disco, Traumatismo da coluna provocado por acidente, Idade avançada, Obesidade, Trabalho pesado e Sedentarismo.
Também é muito comum o nervo ciático ser afectado na gravidez devido ao peso da barriga, alteração do centro de gravidade e consequentes desvios da coluna. É normalmente à noite, quando nos deitamos, que devido à posição, as dores se tornam mais intensas. Recomenda-se, por isso, dormir na posição fetal e com uma almofada entre as pernas.
Actualmente a Ciatalgia afecta cerca de 30% da população e embora exista cirúrgia para esta patologia, segundo a opinião dos entendidos, ela só deve ser opção como último recurso e depois de se experimentar todas as outras técnicas e tratamentos. Descanso por alguns dias pode ajudar, e muito, a reduzir a dor no nervo ciático.
Saudações Desportivas
António Brilhante