A ginástica Localizada ou GAP, como também é vulgarmente conhecida, é um conjunto de exercícios físicos onde predomina a força e a resistência muscular localizada com intensidade adequada aos resultados pretendidos, combinando a qualidade com a quantidade.
Todos estes exercícios físicos são coreografados de uma forma organizada visando o trabalho localizado de 3 grupos musculares: Glúteo, Abdominal e Perna.
Através do treino da força de resistência consegue-se com a ginástica Localizada, em relativamente pouco tempo, um aumento da resistência muscular tanto localizada como geral quer seja em regime aeróbico ou aneróbico.
Outro factor importante para o rápido sucesso e procura desta modalidade em todos os ginásios, tem a ver com a grande variação de intensidade dos exercícios com a ajuda de sobrecargas externas, amplitude variada em todos os movimentos, diversidade no número de repetições, oscilações na velocidade de execução e tempos constantes e intervalados de recuperação entre as diversas séries.
Utilizando a componente musical adequada, a Localizada é sem dúvida uma das modalidades de exercícios localizados com mais sucesso nos nossos dias, não só pelos excelentes e rápidos resultados verificados, mas igualmente por se tratar de um treino específico para três das zonas mais críticas do corpo.
Embora maioritariamente frequentada por senhoras, esta modalidade é adequada a ambos os sexos.
Saudações desportivas
António Brilhante