Esta é uma proposta de treino que tem por base o Indoor Cycle e é actualmente uma das actividades de fitness mais procurada em todo o Mundo, na medida em que concilia aulas de grupo com um treino aeróbico extremamente exigente e enérgico e onde não falta a componente musical.
Existem alguns ingredientes que não podem faltar nas aulas de Spin Bike. Durante cada sessão a música é uma constante, e a presença de um instrutor habilitado permite uma aula monitorizada saudável e dinâmica.
Apesar das semelhanças com a bicicleta de montanha (BTT), nesta modalidade utiliza-se uma bicicleta estacionária que possui apenas uma roda de balanço que pesa cerca de 20kg e que permite a possibilidade de adaptação da intensidade do exercício aos diferentes níveis de aptião física.
A estrutura da bicicleta utilizada nas aulas de Spin Bike apresenta ângulos que facilitam a utilização por qualquer pessoa, bem como a regulação do volante e do selim em altura e distância. Por se tratar de um treino aeróbico, o Spin Bike garante perda de gorduras, e a utilização de técnicas básicas como "salto", "impulsos e ritmos", "subida sentado e de pé", "sentado direito" e "corrida de pé" de uma forma ritmada e contínua, permite um gasto calórico de cerca de 600 calorias por aula. Ao praticar esta actividade desportiva, cerca de 70% da massa muscular do nosso corpo está a ser solicitada, trabalhando-se essencialmente os membros inferiores e os abdominais que são responsáveis por uma postura correcta protegendo as costas e impedindo o balanço do quadril, devendo para isso, estar sempre contraídos.
A prática do Spin Bike não é incompatível para pessoas que sofram de problemas cardíacos ou nas articulações. Quando supervisionado de uma forma adequada por um técnico, poderá até servir como prevenção ou terapia, desde que não se ultrapasse o ritmo cardíaco aconselhado. Se por acaso, é daquelas pessoas que pensa que esta modalidade é monótona ou demasiado estática, está completamente enganado, pois não existem duas aulas iguais. A diversidade de posições e a variedade das músicas e coreografias, fazem do Spin Bike uma modalidade onde o imprevisto é uma constante e onde poderá melhorar a sua rapidez de reflexos, força de impulsão e resistência cardiovascular.
Como é sabido, os exageros nunca são convenientes e esta regra também se aplica a esta actividade física, muitas vezes praticado de forma incorrecta com o consequente risco de lesões. As aulas de Spin Bike são constituídas por 4 fases distintas: Aquecimento, Desenvolvimento da resistência cardiovascular e muscular, Regresso à calma e Alongamentos. Outro factor muito importante, é o equipamento que deverá ser constituído por uma T-shirt fresca e porosa que permita uma correcta transpiração, calçado com sola dura adequado para ciclismo (assegure-se que os atacadores estão bem atados), monitor de frequência cardíaca (tipo polar), e calças
ou calções justos com protecção da zona que apoia sobre o selim. A respiração deve ser natural e profunda, sendo a diafragmática a ideal. Os principais objectivos do Spin Bike são:
Desenvolvimento da resistência muscular, desenvolvimento da resistência cardio respiratória, desenvolvimento da agilidade e força, desenvolvimento da aptidão física geral e funcional, tonificação muscular, diminuição percentual de gordura corporal e aumento do bem-estar físico e mental. E não se esqueça, que para praticar esta modalidade nem sequer precisa de saber andar de bicicleta.
Saudações desportivas
António Brilhante