quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

MITOS E VERDADES

Mitos  e  Verdades  sobre  o  Exercício  Físico

Se perguntar no ginásio qual a melhor maneira de ter uns bons abdominais, arrisca-se a ter tantas opiniões quantas as pessoas que as derem. Na verdade, a forma correcta de executar um determinado exercício pode variar, ainda que erradamente, com o local ou com a pessoa que o ministra. Numa coisa porém, todos parecem estar de acordo: O exercício físico é imprescindível à sua saúde e bem estar.
Com o intuito de desmistificar algumas frases que todos os dias ouvimos nos ginásios e, que passam pelo senso popular sem serem devidamente esclarecidas, aqui ficam algumas dicas sobre o que é verdade e o que não passa de mito.

 O exercício cardiovascular em jejum queima mais gordura - MITO
Não há prova científica da teoria de queima matinal de gordura. É muito comum encontrar pessoas que fiquem horas em jejum a fim de tentar, sem êxito, reduzir o seu peso corporal. Quando acordamos, depois de várias horas sem ingerirmos alimentos, as nossas reservas energéticas estão demasiado baixas, pelo que se formos praticar actividade física ocorrerá uma queda ainda mais acentuada  na concentração de glicose sanguínea. Tal facto,  poderá levar a uma situação de hipoglicémia, podendo resultar em situações graves.

2º  As mulheres que treinam com pesos ficam musculadas - MITO
A ideia generalizada na opinião feminina é que, se fizerem exercícios com pesos e algumas flexões, se vão transformar em culturistas. Este receio não faz qualquer sentido, pois não se podem esquecer do papel fundamental desempenhado pelos genes, pelo treino extremamente exigente e pela suplementação alimentar  desses atletas. Treinar a força é muito importante para as mulheres, uma vez que têm menos músculo e massa óssea o que aumenta o risco da osteoporose. Além disso, um pouco de músculo é também um queimador de gordura, uma vez que é metabolicamente muito activo aumentando a queima de calorias diárias. Portanto agarre esse haltere e exercite-se.

3º  A musculação ajuda na correcção postural - VERDADE
Muitas vezes a musculação, não confundir musculação com culturismo, é utilizada como exercício para a correcção postural com excelentes resultados. Com a identificação correcta do problema de desvio postural por um profissional da área, pode-se planear um treino específico para fortalecer os músculos afectados pela má postura. A análise do especialista deve identificar as zonas a trabalhar, para que o profissional que está no ginásio possa prescrever os exercícios mais adequados a cada problema.

4º  Muitas repetições abdominais ajudam a perder a barriga - MITO
É um engano acreditar que se fizer centenas de abdominais diariamente vai "queimar" toda a gordura da barriga e ficar com uma barriga definida. A única maneira de perder gordura localizada é baixar o seu percentual de gordura como um todo incluíndo exercícios específicos e direccionados para trabalhar em conjunto com os músculos abdominais. Sozinhos, os músculos abdominais, não vão conseguir reduzir a gordura mas apenas tornar mais rija a musculatura trabalhada.

5º  Fazer exercício com agasalhos ou  plásticos  enrolados no corpo ajuda a emagrecer  - MITO
O que promove a perda de calorias é a intensidade dos exercícios e não o vestuário que usa durante o treino físico. Treinar demasiado agasalhado ou com plásticos no corpo fará o praticante suar mais, eliminando desta forma, líquido e não gordura. Para além disso, esta manobra, causa perda excessiva de água e pode desidratá-lo. Suar mais significa apenas perda de água no organismo e regulação  da  temperatura corporal,  não  emagrecimento.


6º  Musculação na terceira idade, ajuda na qualidade de vida - VERDADE
Dedicar uma hora diariamente para a actividade física faz bem à saúde em qualquer idade. O treino de força para os séniores  é fundamental para a execução das actividades básicas da vida diária como apanhar um objecto do chão, fazer a cama, abrir um armário, subir ou descer escadas etc... Além disso a prática regular do exercício físico melhora a capacidade cardiovascular e combate a osteoporose, obesidade e hipertensão arterial.


7º  A musculação engorda - MITO
Ao contrário do que muita gente pensa, a musculação também pode ser usada para o emagrecimento. Estudos mostram que a musculação promove o emagrecimento similar aos exercícios aeróbicos mais tradicionais como as caminhadas, a corrida e  andar de bicicleta. Os aeróbicos utilizam a gordura como principal fonte de energia, enquanto que a musculação utiliza o glicogenio muscular. Desta forma,  após o exercício, o organismo tem de repor a energia perdida indo buscá-la ás gorduras provocando assim o emagrecimento. O aumento da massa muscular acelera o metabolismo basal provocando a longo prazo, um gasto maior de energia, mesmo com o corpo em repouso.


8º  O exercício físico só funciona se sentirmos dor no dia seguinte - MITO
O início  da actividade física gera sempre dor muscular, porque o organismo não está acostumado. Nos sedentários é natural que após as primeiras sessões sintam dores musculares decorrentes da prática do exercício físico. Contudo, com a prática correcta e regular da actividade física, essas dores tendem a diminuir ou mesmo a desaparecer, e se tal não acontecer é porque os limites estão a ser ultrapassados. Não se deve manter o mesmo treino por muito tempo. Deve-se ir variando a intensidade, os exercícios, as cargas e os períodos de repouso, respeitando sempre as limitações da  dor evitando assim possíveis lesões. Igualmente importante é fazer alongamentos estáticos no fim do exercício físico para minimizar as dores musculares.


9º  Deve-se beber água durante o treino físico - VERDADE
O nosso corpo é composto 70% de água. Só este dado deveria ser suficiente para explicar a importância da ingestão de água durante a actividade física ou em qualquer área da vida relacionada com a saúde. Mesmo sem treinar devemos beber cerca de 1,5l de água diariamente, pois ela irá ajudar a metabolizar as chamadas gorduras localizadas. Durante o treino, ao transpirarmos, estamos a diminuir o nível de água que temos no nosso organismo  pelo que é fundamental irmos repondo o líquido perdido através da transpiração.


10º  Quanto mais exercício, melhor - MITO
Muitas pessoas acreditam que se algum exercício faz bem, então, mais exercício faz melhor ainda. A prática do exercício físico é importante mas não se esqueça que o desenvolvimento muscular não ocorre no ginásio. Com a dieta e o repouso adequados, o organismo fortalece os músculos e os ossos em resposta ao exercício, de modo a estar preparado para uma próxima sessão. Sem o descanso adequado os limites serão ultrapassados e o corpo não terá oportunidade de se reconstruir e regenerar.


E se alguma dúvida ainda restar, lembre-se que o exercício físico liberta endorfina que é uma substância natural produzida pelo cérebro, durante e depois da actividade física, e que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer.
                                                                          Saudações desportivas
                                                                               António Brilhante

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que escreveste!!! ;) beijocas

    Isabel Machadinho

    ResponderExcluir
  2. Olá olá. Obrigado pela tua participação e já agora um bom ano para ti. Espero te ver domingo na sessão de Kampo Training eh,eh,eh. Jokas

    ResponderExcluir